(post de ago/2012)
Como moro em São Roque, hoje resolvi falar sobre a tradicional “Festas de Agosto”.
O que é isso? No dia 16 de agosto comemora-se a data do padroeiro da nossa cidade, com vários eventos que reúnem toda a cidade e a sociedade, como a novena e procissão ao morro do Cruzeiro, os jantares típicos que ao longo do ano os festeiros e organizadores da Festa realizam.
Mas o que eu gostaria realmente de comentar no blog é a tradicional chegada dos carros de lenha, que acontece na Fazenda dos pais dos nossos amigos Fernanda e Alexandre Silveira. O pai dele, o Seu Murilo, um senhor muito simpático e atencioso, recepciona a todos na sua casa com muita alegria, festejos, cantorias, muita alegria, pessoas da comunidade, os peões que chegam de vários lugares trazendo os seus bois, enfim, uma reunião de pessoas amigas que são recebidas com toda hospitalidade por essa família maravilhosa.
Quando cheguei fui super bem recebida e a chuva que caía pesada não atrapalhou a alegria dessa festa que contava com músicos excelentes tocando e cantando um chorinho pra lá de bom.
Agora, experimentar aquela comida maravilhosa, isso sim foi um prazer. Nas enormes panelas estavam uma galinhada de tirar o chapéu, o pão caseiro – hummm!!! (nunca comi um igual), super macio, o arrozinho e o feijão estavam simplesmente divinos (meu filho, uma criança de 9 anos falou que nunca tinha comido um feijão tão gostoso), de tão cheiroso que estava enchia a boca. Tinha também uma carne de porco que derretia na boca de tão macia que estava.
Agora, os doces de abóbora e de banana, esses sim! Estavam com o toque certo do acúcar, cheirosos e demais de gostosos.
Tudo estava muito gostoso e divertido. A simplicidade da festa fazia a união entre todos ali. E sentir o carinho e a recepção dos anfitriões foi o melhor de tudo.
Adorei ter participado desse evento e me sentir tão acolhida. Obrigada aos amigos.
Comentários recentes